0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Trabalhadores da EBC aprovam continuidade da greve

ebc_1211_internaOs funcionários da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) decidiram, em assembleia simultânea realizada Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) na segunda-feira (11/11), continuar em greve iniciada na quinta (7/11). Os trabalhadores decidiram que não irão abrir mão dos direitos conquistados e também continuarão na luta pelo ganho real.

A EBC oferece 1% de ganho real dividido em dois anos, tíquete alimentação extra no fim de 2013 e 2014, vale-cultura. Mas impõe, a partir de demanda do Ministério do Planejamento, a retirada de 10 itens do Acordo e quer a exclusão de outras cláusulas sociais. Na quarta-feira (6/11), a direção da empresa lançou nota de esclarecimento aos funcionários onde manifestou-se “surpreendida pela deflagração da greve de seus empregados”, considerou “ilegítimo o modo como foi deflagrada e anunciada a greve” e referiu-se a instrumentos legais para destacar que “os empregados deverão garantir o funcionamento mínimo dos serviços”.

Segundo Paulo Zocchi, secretário do Departamento Jurídico do SJSP e diretor da FENAJ, que acompanha o movimento dos trabalhadores da EBC em São Paulo, as ameaças feitas pela empresa através do comunicado distribuído só contribuiu para a aprovação da greve nacional.

“No comunicado, a empresa considerou ilegítimo o modo como foi deflagrada e anunciada a greve e que adotaria as medidas administrativas e legais cabíveis para garantir o direito ao trabalho. Não é uma boa maneira de negociar com os trabalhadores”, afirmou.

Na assembleia desta segunda-feira os jornalistas e radialistas mantiveram a contraproposta aprovada na assembleia do dia 5 de novembro, que prevê reajuste linear de R$ 290, aumento de 11% no tíquete alimentação, além de avanços em nove cláusulas sociais, como horas-extras, ocupação de cargos de chefia por concursados, formação, suspensão de punições e abonos de falta. Foi aprovada, também, a continuidade do diálogo com a empresa e o envio de cartas a órgãos do governo e a lideranças políticas reivindicando o apoio às demandas dos trabalhadores.

Depois da assembleia, os funcionários realizaram ato em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para cobrar do governo a liberação dos recursos para o atendimento das reivindicações dos trabalhadores.

Em uma conversa informal com grevistas em Brasília na manhã desta segunda, o presidente da EBC, Nelson Breves, sinalizou que as negociações deverão ser retomadas mediante o cumprimento de duas premissas: fechamento de um acordo coletivo para dois anos e discussão do reajuste salarial em percentuais, e não linear – como querem os trabalhadores. Os funcionários realizam nova assembleia nesta terça-feira (12) para avaliar a mobilização.

Com informações dos Sindicatos dos Jornalistas do DF, SP e Município do Rio de Janeiro

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas