0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Jornalistas aprovam acordo; piso vai a R$ 2.310

Em assembleia realizada nesta quinta-feira (12/01), os jornalistas catarinenses aprovaram, por maioria, a proposta patronal sobre a negociação coletiva de 2016/2017. Todos os salários serão reajustados pela inflação, porém, em três parcelas. A proposta foi aprovada por 32 votos favoráveis e nove contrários.

A primeira parcela do reajuste é de 5%, retroativo a 1º de maio de 2016. A diferença salarial será paga em duas parcelas (janeiro e fevereiro). Em 1º de fevereiro, novo reajuste de 2,41%. E em 1º de abril, mais 2,42%, totalizando os 9,83% medidos pelo INPC. O piso da categoria será, em abril, de R$ 2.310.

Realizada em duas etapas, a assembleia iniciou às 13 horas em frente à NC/RBS. Nesta etapa, 20 jornalistas foram favoráveis ao acordo e nove foram contrários. Em seguida, os profissionais do ND/RIC puderam debater e votar a proposta, em frente ao jornal Notícias do Dia. Lá, foram 12 votos favoráveis e nenhum contrário.

Outras cláusulas do acordo

O acordo estabelece, também, que  a inflação também será aplicada no Auxílio Educação Infantil. Segundo o diretor o Sindicato dos Jornalistas, Leonel Camasão, a proposta aprovada não representa o melhor dos mundos, mas garante a recomposição da inflação. “Devido à intransigência patronal, em vários estados a categoria aprovou acordos com índices menores do que a inflação de 2016. Mas em Santa Catarina a postura firme da categoria respaldou o SJSC a não fechar acordo sem a garantia de reposição da inflação”, afirma.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas