0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Filme sobre primeira deputada negra do país busca recursos

A Magnolia Produções Culturais busca recursos para divulgar sua mais recente obra: Antonieta, o Filme. O documentário, dirigido por Flávia Person, conta a história da primeira deputada estadual de Santa Catarina e primeira parlamentar negra da história do país: Antonieta de Barros. O filme está pronto, porém, precisa de recursos para distribuição do filme em formato DVD. Para divulgar esta parte importante da história de Santa Catarina e do movimento negro brasileiro, a produtora busca reunir R$ 22 mil por meio de financiamento coletivo, até às 23h59 desta terça-feira, 12 de abril.

Natural de Florianópolis, Antonieta de Barros se formou no magistério e abriu sua própria escola aos 22 anos. E, 1935, foi eleita deputada estadual,  apenas três anos depois das mulheres conquistarem o direito ao voto. Escrevia para jornais, era defensora da educação, e da igualdade racial e de gênero. Sua mãe era lavadeira e escrava liberta.

Segundo a produtora do filme, é difícil compreender a extensão da vanguarda e da importância de Antonieta de Barros para o país. Como ela conseguiu realizar tudo isso, no seu tempo? “Parte da documentação sobre ela foi esquecida ou ficou inacessível. Sua memória ainda resiste em nomes de escolas, ruas e um túnel graças ao trabalho de pessoas que lutam pela igualdade racial. Mas a história de Antonieta de Barros deve ir além. Por isso, fizemos este filme”, afirmam as produtoras na página do Benfeitoria.

Caso conquistem o valor necessário, a Magnólia vai produzir 1.000 cópias do filme, que terá opções de acessibilidade (libras e audiodescrição) e legendas nos idiomas português, espanhol e inglês, para serem distribuídas a escolas, universidades, centros culturais, pontos de cultura e bibliotecas de várias regiões do país.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas