0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Arquivos de Gabriel Garcia Márquez serão digitalizados

Quase 2 anos após a morte de Gabriel Garcia Márquez, o jornalista e escritor colombiano terá seu acervo digitalizado pelo Centro Harry Ransom, da Universidade do Texas.

Os arquivos de Garcia Márquez foram comprados pela universidade em 2014. Alguns dos itens desse acervo, como o documento da primeira correção do romance “O Amor nos Tempos do Cólera”, já estão disponíveis online neste link.

O acervo completo inclui manuscritos originais de 10 livros do escritor, mais de 2.000 cartas e correspondências, o rascunho do discurso do Prêmio Nobel de 1982, mais de 40 álbuns fotográficos que registram os quase 90 anos de vida de Márquez, as máquinas de escrever e os computadores que ele usou para escrever suas principais obras, além de álbuns com recortes das notícias que Gabo escreveu durante sua carreira como jornalista. Os materiais datam de 1950 até 2013.

O projeto, chamado de “Compartilhando Gabo com o Mundo: Construindo o Arquivo Online de Gabriel Garcia Márquez através dos documentos do Harry Ransom Center” deve começar em junho de 2016 e a previsão é que o processo de digitalização do arquivo completo dure cerca de 18 meses. O arquivo ficará disponível para o público geral.

A digitalização foi possível graças a uma bolsa do Conselho de Bibliotecas e Recursos Informacionais (CLIR, na silga em inglês), organização formada por bibliotecas e universidades americanas.

[divider style=”normal” top=”20″ bottom=”20″]

Fonte: Abraji

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas