0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Associação de Imprensa da Serra Catarinense (Assisc) homenageia o jornalista Paulo Ramos Derengoski

A Associação de Imprensa da Serra Catarinense (Assisc) inicia a sua história com o justo reconhecimento a quem se destaca pelo trabalho e engrandece a classe. Por unanimidade, a comissão provisória indicou para o cargo de presidente de honra o nome do jornalista Paulo Ramos Derengoski, de 65 anos, referência na imprensa brasileira, com atuação em grandes veículos de comunicação do país e autor de livros premiados.

A homenagem ocorrerá durante a solenidade de posse da primeira diretoria da entidade, na próxima sexta-feira, dia 10 de julho, às 19h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em Lages. O convite a Derengoski foi feito pessoalmente pelo presidente da Assisc, o empresário, blogueiro e comentarista Paulo Chagas; e pelo vice-presidente, o também empresário Rainwald Müller.

“Sinto-me excessivamente honrado com a lembrança do meu nome e com a homenagem ainda em vida, pois com o tempo ficamos um tanto isolados. Além disso, tem um monte de gente mais atuante que eu. Aceito o convite, espero que a associação tenha êxito e me coloco à disposição para colaborar”, disse Derengoski.

Para o presidente da Assisc, Paulo Chagas, a indicação de Derengoski ao cargo de presidente de honra da entidade engrandece não apenas a imprensa serrana, mas de todo o Estado, dadas as experiências e o currículo do homenageado.

“O Derengoski merece toda essa homenagem, e sendo ele o presidente de honra da Assisc, a nossa classe estará muito bem representada”.
Já o vice-presidente Rainwald Müller, que trabalhou com Derengoski, destaca a reconhecida importância do homenageado para a imprensa brasileira.

“Paulo Ramos Derengoski é uma personalidade muito conhecida. Eu tive a oportunidade de trabalhar com ele. Fui um mero servo dessa grande pessoa que é um jornalista conhecido no mundo inteiro. Então é um motivo de muita alegria e orgulho tê-lo como presidente de honra da Assisc”.

Quem é o homenageado

Paulo Ramos Derengoski nasceu em Lages, na Serra Catarinense, em 6 de março de 1950. É filho de Maria de Lourdes Ramos Derengoski e do engenheiro militar Bertoldo Paulo Derengoski, um dos construtores da atual BR-116 enquanto major do 2º Batalhão Rodoviário do Exército Brasileiro. É casado com Siomara Ribeiro Derengoski e pai do advogado Paulo Henrique Ribeiro Derengoski.

Estudou no Ginásio Diocesano de Lages, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Instituto Superior de Estudos Brasileiro e na Faculdade Nacional de Filosofia do Rio de Janeiro. Também obteve bolsa de estudos em Paris, na França.

É jornalista profissional registrado no Ministério do Trabalho há 46 anos, desde 1969. Começou a trabalhar no jornal Diário de Notícias, do Rio de Janeiro. Depois foi repórter da Última Hora, subeditor e subsecretário de redação da Folha de São Paulo, redator da revista Manchete e colunista do Diário Catarinense, entre outras experiências de grande porte. Atualmente tem colunas em diversas publicações e apresenta o programa Atualidades, na Nova Era TV, de Lages.

Paulo Ramos Derengoski é membro da União Brasileira de Escritores e detentor da Medalha da Ordem do Rio Branco, concedida pelo Itamaraty; e da Medalha da Vitória, oferecida pelo Ministério da Defesa.

Seus últimos livros lançados foram “O desmoronamento do mundo jagunço”; “Meio ambiente: defender a natureza sem ser ecochato”; “A saga dos guaranis”; “Rebeldes do Contestado”; “Viagens de um repórter”; “Grandes pintores”; “Garibaldi e Anita: os amantes da liberdade em dois mundos de guerra”; “Pracinhas e aliados” e “A sangrenta Guerra do Contestado”.
Paulo Derengoski domina os idiomas inglês, francês e espanhol. É sócio da Associação Catarinense de Imprensa, do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e da Associação Brasileira de Imprensa, sendo portador da Carteira Internacional de Imprensa.

Derengoski ainda é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, com trabalhos publicados em suas edições, e representa os estados de Santa Catarina e Paraná no Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), instituição criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação e que é gestora dos canais TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Radioagência Nacional e do Sistema Público de Rádio, composto por oito emissoras.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas