0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Jornalista Mário Xavier lança livro sobre memórias do Oeste catarinense

O jornalista Mário Xavier lança no dia 18 de fevereiro, às 19h, na Fundação Cultural Badesc, o livro O Coronel Freitas e a Colônia Militar do Chapecó – Os primórdios de Xanxerê e a colonização do Oeste Catarinense. A obra, com conteúdo inédito, resgata lacunas da memória do oeste catarinense e sua ocupação, colonização e desenvolvimento no final do século XIX e começo do século XX.

O autor teve como foco a Colônia Militar do Chapecó, origem do atual município de Xanxerê, e o papel que desempenhou no apoio pioneiro à população civil e na promoção da base essencial que permitiu progressivamente o desenvolvimento social e econômico da região − hoje uma das mais pujantes do sul do país e com projeção nacional e internacional em alguns segmentos produtivos.

A motivação principal para a realização da pesquisa foi preencher uma lacuna detectada particularmente no período da vida da Colônia entre 1900 a 1903 − quando dirigida pelo então Major, e depois Tenente-coronel, João José de Oliveira Freitas, cujo nome serviu de batismo, anos depois, a um município da região, “Coronel Freitas”.

Mário Xavier explica que um dos ineditismos do livro é que ele não apresenta apenas textos, narrativas e descrições, mas oferece ao leitor um abundante material documental sob a forma de fotos, mapas, reproduções e ilustrações. “São cerca de 70 elementos de imagem, o que confere ao livro um conteúdo e um aspecto iconográfico diferenciado, com características didáticas, em linguagem acessível e contemporânea, útil tanto ao grande público quanto a pesquisadores e estudos acadêmicos mais especializados”.

Mário Xavier_Cor_Divulgação_WebO livro traz ainda a relação dos 150 colonos que viviam naquela região e o que produziam. Um croqui redesenhado com a planta das edificações do estabelecimento, um mapa geral da área abrangida e diversos outros registros inéditos foram especialmente adaptados e estilizados para a obra.

“O público catarinense e do Oeste, em especial, é o grande destinatário desta obra, bem como todos aqueles brasileiros e pesquisadores que se interessam por nossas origens, nossa formação e nossas conquistas sociais, econômicas e culturais nos últimos 116 anos”, diz o autor.

Prêmio

O projeto do livro foi premiado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultural (FCC), e também teve patrocínio incentivado pela Lei Rouanet, o que viabiliza a sua socialização por meio da doação com finalidades educacionais para instituições e equipamentos culturais de acesso público.

Comercialização

No lançamento, o livro será vendido por R$ 40,00 (preço de livraria R$ 56,00).

Sobre o autor

Mário Xavier é jornalista graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e radicado em Santa Catarina desde 1985. Trabalhou na imprensa, em órgãos públicos e no terceiro setor e atua como consultor, assessor e empreendedor. Lecionou nos cursos de Jornalismo, Propaganda e Naturologia Aplicada da Unisul. É autor, organizador ou consultor de outros projetos editoriais e literários publicados.

[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″]
Fonte: Adjori

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas