0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

SJSC pede retificação do edital da Câmara de Blumenau que prevê a contratação de jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina advertiu a Câmara Municipal de Blumenau quanto aos problemas identificados no edital n° 001/2013, que prevê a realização de concurso público para o preenchimento dos cargos de “Jornalista”, “Auxiliar Legislativo – Cinegrafista” e “Auxiliar Legislativo – Fotógrafo”.

Considerando que o jornalista enquadra-se em categoria diferenciada, tanto a descrição dos cargos (o correto é repórter fotográfico e repórter cinematográfico), quanto o salário oferecido e a jornada laboral estão em desacordo com a legislação que regulamenta a profissão e a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O presidente da Câmara, Vanderlei Paulo de Oliveira, recebeu o ofício enviado na última quinta-feira (4) pelo SJSC e, em resposta, se comprometeu a analisar com urgência o assunto e tomar as providências que se fizerem necessárias. Segundo Oliveira, o requerimento do Sindicato dos Jornalistas está sendo analisado pela Diretoria Geral da Câmara.

O documento destaca os equívocos e aponta correções no edital. De acordo com o Decreto 83.284/79, os cargos destacados no concurso como “Auxiliar Legislativo – Cinegrafista” e “Auxiliar Legislativo – Fotógrafo” deveriam ser descritos como “Jornalista – Repórter Fotográfico” e “Jornalista – Repórter cinematográfico”. Para atuação nos cargos, contudo, é exigido o nível de estudo em segundo grau (nível médio). No ofício encaminhado à Câmara Municipal, o SJSC observa, no entanto, que o edital apresenta como requisito para concorrer a essas funções apenas o ensino fundamental. Além disso, lembrou da exigência do registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego para a investidura nos três cargos atribuídos a jornalista.

No que se refere aos cargos anunciados para “Auxiliar Legislativo – Cinegrafista” e “Auxiliar Legislativo – Fotógrafo”, o piso salarial da categoria em Santa Catarina também foi desobedecido. O salário anunciado no edital do concurso é de R$ 1.519,11, abaixo do mínimo estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho vigente – R$ 1.600,00. A carga horária de trabalho também foi questionada, uma vez que a jornada laboral normal do jornalista prevista na CLT é de 5 horas diárias.

Segundo edital, as  inscrições para o concurso se encerram no dia 26 de julho. Dessa forma, o SJSC solicita também ampliação do prazo de inscrições, evitando possíveis impugnações do referido certame.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas