0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

SJSC e patrões iniciam negociações de 2022

Após audiência virtual mediada pela Secretaria Regional do Trabalho e Emprego/SC (SRTE), realizada no dia 2 de junho, representantes dos Sindicato dos Jornalistas/SC e do Sindicato patronal de jornais e revistas tiveram a primeira rodada da Negociação Coletiva 2022/2023 nesta quarta-feira (08/06). Embora tenha manifestado a disposição de chegar a um entendimento, o sindicato patronal não apresentou uma contraproposta à pauta de reivindicações da categoria.

Foto: Fernanda Klenebing/ Agência Adjori

Na reunião, ambas as partes manifestaram disposição de buscar chegar a um entendimento, mas as perspectivas ainda estão distantes. A categoria reclama de que, para uma inflação acumulada de 10,24% nas duas datas-bases anteriores, o setor patronal praticou apenas duas antecipações salariais (uma de 2% em dezembro de 2020 e outra de 3,8% em junho de 2021), não pagou verbas retroativas, não quer discutir as perdas de 2020 e sinaliza com reposições inferiores à inflação tanto relativamente a 2021, quanto ao INPC de 2022, que acumulou-se em 12,47%.

O impasse no que concerne às duas datas-bases anteriores prossegue em Dissídio Coletivo que tramita no TRT-12. Embora já tenham havido as manifestações das duas partes e do Ministério Público do Trabalho, ainda não há data para o julgamento do processo.

Representantes dos dois buscarão alternativas para chegar a um entendimento que inclusive supere a necessidade de aguardar o julgamento. Ao final da reunião, o Sindicato patronal comprometeu-se em encaminhar uma contraproposta à pauta dos jornalistas de 2022 até a tarde da próxima segunda-feira (13/06) e nova rodada de negociações está agendada para quarta-feira (15/06). Estão pré-agendadas, também, rodadas de negociação para os dias 23 e 30 de junho.

Já com o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Santa Catarina, haverá uma videoconferência em separado, mediada pela SRTE no dia 22 de junho.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas