0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Empresários de jornais adiam pela segunda vez negociação com jornalistas de SC

Categoria está há dois anos sem reajuste e pede reposição da inflação do período (10,24%) e medidas para mitigar efeitos da atividade profissional durante pandemia

Pela segunda vez consecutiva, desde que foi aberto processo para negociação coletiva de 2021, o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de SC (Sindejor) pediu adiamento da rodada de negociação alegando “incompatibilidade de agenda” dos dirigentes patronais. Os jornalistas de Santa Catarina estão há dois anos sem reajustes e além da reposição da inflação cobram melhores condições de trabalho na pandemia e ampliação de benefícios como hora-extra e vale alimentação.

A mesa de negociação que ocorreria nesta terça-feira, 8, com mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, estava agendada há mais de uma semana, mas na segunda-feira, 7, um dia antes do encontro, o Sindejor pediu, pela segunda vez, adiamento da rodada.

O primeiro encontro entre os representantes dos trabalhadores e das empresas ocorreu em 28 de maio. Na ocasião, foi estabelecido um calendário para a negociação, fixando as terças-feiras para as rodadas de negociações.

Ainda na reunião, a proposta inicial do Sindicato patronal foi esquecer a inflação dos dois últimos anos e oferecer um reajuste de 3,8%, praticamente um terço da inflação acumulada do período, que é de 10,24%.

Para a Comissão de Negociação do SJSC a contraproposta patronal é rebaixada e não atende à expectativa da categoria de valorização profissional. Foi proposto que o diálogo avance ao menos com relação a 11 cláusulas: Vigência, Piso salarial, Reajuste salarial, Cobertura de risco e proteção na pandemia, Teletrabalho, Estabilidade e auxílio-doença, Horas extras, Vale-alimentação, Licença maternidade, Adicional por tempo de serviço e Estágio.

O compromisso das partes foi discutir as questões destacadas pelo SJSC de forma escalonada (cláusulas econômicas e sociais) na reunião virtual da próxima terça-feira.

Os representantes do sindicato das empresas se comprometeram a retomar as negociações na próxima semana.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas