0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Farol Reportagem comemora um ano de existência

Em 22 de junho, o repórter Lúcio Lambranho comemora um duplo aniversário: o dele próprio e de seu portal de notícias, o Farol Reportagem. Com foco em jornalismo, o Farol publica conteúdo exclusivo e de abrangência estadual sobre transparência nas instituições, dados públicos e direitos humanos. Nos últimos doze meses, foram cerca de 25 reportagens exclusivas sobre política, eleições, contas do governo do Estado e da Prefeitura de Florianópolis, além de casos de violações de direitos humanos.

Com uma carreira consolidada no jornalismo político, Lambranho passou pelo Correio Braziliense, Jornal do Brasil e pelo portal Congresso em Foco, onde foi responsável por diversos furos na cobertura do Congresso Nacional. Após deixar Brasília, trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis. Foi a partir dessas experiências que Lambranho começou a construir a ideia de um portal que produzisse jornalismo investigativo em Santa Catarina.

Em material de apresentação do site para apoiadores, Lambranho define o espírito da empreitada. “O Farol Reportagem busca tornar sustentável a criação de um espaço jornalístico 100% digital e de baixo custo operacional, livre de verba oficial, de anúncios de pessoas jurídicas ou de qualquer instituição pública ou privada capaz de interferir – vetar, censurar, restringir, orientar ou selecionar – na apuração e na divulgação dos fatos. Defendemos que a informação é um direito público e não pode estar a serviço do poder econômico e político”.

Segundo o jornalista, a base de assinantes atuais paga os custos de manutenção do site, taxas e a conta de telefone, mas ele sobrevive mesmo é de frilas para sites de abrangência nacional, como o The Intercept. “Esse não é um projeto para ganhar dinheiro. O site precisa ser sustentável para abrigar outros jornalistas que sofrem com os embaraços da mídia tradicional”, afirma. Ainda assim, o repórter deseja ampliar o número de financiadores para montar uma pequena equipe. “Acredito em equipes pequenas e focadas mais do que em grandes redações”.

Saiba como assinar o Farol Reportagem

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas