0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Curso de Jornalismo da Univali lança agência de notícias

O Curso de Jornalismo da Univali lança oficialmente nesta quinta-feira, dia 9 de junho, no campus de Itajaí, a Prefixo – Agência Experimental de Notícias (www.agenciaprefixo.com), um portal jornalístico produzido pelos acadêmicos, sob orientação de professores do curso, que busca possibilitar aos alunos uma prática de iniciação profissional adequada às necessidades da carreira jornalística e, ainda, oferecer à sociedade conteúdo de qualidade sobre diversas temáticas.

A Prefixo é criada e mantida a partir de uma disciplina do Curso de Jornalismo da Univali, intitulada Agência Experimental de Notícias, que vem cumprir a necessidade de oferecer mais uma experiência de iniciação profissional aos alunos, além de cumprir as exigências das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Jornalismo. A disciplina é comandada por uma equipe de docentes do curso, composta neste semestre pelos professores André Pinheiro, Gustavo Zonta e Vinicius Batista.

“Nós fazemos um trabalho como de editores-chefe, mas incentivamos que parta dos próprios alunos a organização em equipe e o fluxo de produção do conteúdo. Por enquanto a experiência tem sido rica, tanto na questão da prática profissional que os acadêmicos estão vivendo quanto na variedade temática que tem surgido”, afirma o professor Vinicius Batista.

No encontro com a comunidade acadêmica e a sociedade civil, será apresentada a estrutura e o funcionamento da agência, bem como a experiência dos alunos na prática jornalística. O site da Prefixo está no ar há um mês operando em fase de testes e adaptações. As principais reportagens e notícias abrangem a região do Vale do Itajaí e Litoral, retratando e narrando as histórias e os fatos que ocorrem justamente próximos à comunidade local.

“É um espaço dedicado principalmente ao jornalismo comunitário. Debater as questões da nossa comunidade de forma independente, esse é o principal desafio da Prefixo. A agência começou a ser elaborada ainda em 2012, quando começamos a preparar a nova matriz curricular. É uma grande conquista para o curso”, comenta o coordenador do Curso de Jornalismo da Univali, professor Carlos Praxedes.

Por não se concentrar tão fortemente na cobertura dos fatos do dia a dia, a Prefixo possui um ritmo de atualizações mais aberto e maleável, comumente com novos conteúdos sendo publicados às segundas, quartas e sextas-feiras.

Objetivos da Agência Prefixo

Por ser um ambiente propício a novas experiências, como é tradicionalmente o espaço da universidade, a Prefixo incentiva a busca por temáticas e abordagens que possam se tornar uma opção à mídia tradicional, fomentando assim a criatividade e a inovação, e que também alimente uma conversa saudável entre os próprios meios de comunicação da região, tornando-se assim, no futuro, transformadora junto à sociedade.

Da mesma forma, busca-se um ambiente transparente, que exercite escolhas éticas, aprendizado constante e organização em equipe. O trabalho coletivo da agência, por fim, tem como objetivo também contribuir com reportagens e notícias que possam destacar ou servir de motivação para a melhoria da sociedade e para a formação de profissionais engajados e cientes de suas responsabilidades.

Serviço

O quê: Lançamento da Prefixo – Agência Experimental de Notícias do Curso de Jornalismo da Univali
Quando: Quinta-feira, dia 9 de junho, às 19h
Onde: TV Univali, bloco C2
Site: agenciaprefixo.com ­­

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas