0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Jornalistas enviam representantes à Brasilia para pressionar votação da PEC do Diploma

A PEC do Diploma, que torna obrigatório o diploma em jornalismo para exercício da profissão, deve ser votada em segundo turno no Senado, em fevereiro, conforme acordo dos líderes partidários feito em 22 de dezembro. Os diretores do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina Valci Zuculoto e Sérgio Murillo de Andrade estão em Brasília nos dias 7 e 8 de fevereiro, pressionando os parlamentares pela aprovação da matéria. Valci e Sérgio também participam da reunião da Executiva da FENAJ, que vai desenvolver articulações pela aprovação da PEC.

De autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e tendo como relator o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), a PEC dos Jornalistas, como ficou conhecida, foi aprovada em primeiro turno no final de novembro. A matéria acrescenta um novo artigo à Constituição, o 220-A, estabelecendo que o exercício da profissão de jornalista é “privativo do portador de diploma de curso superior de Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação”.

Votações são retomadas nessa semana

A pauta de votações do Senado deve ser retomada nesta semana. Uma reunião de líderes partidários marcada para esta terça-feira (07/02) definirá as votações prioritárias do primeiro semestre.

O presidente da FENAJ, Celso Schröder, conta que a reunião da Executiva será ampliada com a participação de dirigentes de Sindicatos da categoria e da coordenação da campanha em defesa do diploma, para potencializar ainda mais o contato com os parlamentares. “Nosso objetivo é assegurar o que ficou acordado no final do ano passado. Neste sentido conversaremos com os senadores Valadares e Arruda e com os coordenadores da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma, os deputados Paulo Pimenta e Rebecca Garcia”, explica.

Também neste sentido, Valci Zuculoto, diretora do SJSC e da FENAJ, acentua a necessidade dos Sindicatos da categoria intensificarem a mobilização e o contato com os senadores em suas bases. “Precisamos não só que as direções dos sindicatos renovem o apelo aos senadores para a votação em segundo turno o quanto antes, como também que todos os apoiadores do nosso movimento enviem mensagens neste sentido”, orienta. A lista com e-mails dos senadores está disponível no link http://www.fenaj.org.br/diploma.php

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas