0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Jornalista Salim Miguel receberá homenagem neste sábado

O escritor Salim Miguel receberá homenagem neste sábado, das 16h30 às 19h, em Florianópolis, no Museu da Escola Catarinense, em Florianópolis. O convite é da mulher Eglê Malheiros e dos filhos. A Academia de Letras de Biguaçu também promoverá sessão solene para lembrar o escritor no dia 11 deste mês e irá abrir a mostra “Vida e Obra do Escritor Salim Miguel”.

O escritor morreu no último dia 22 de abril em Brasília, onde morava há dois anos e onde estão três de seus cinco filhos. Em 2012, ele teve um acidente vascular cerebral e sofreu uma queda em sua casa, em Florianópolis, foi internado e chegou a entrar em coma, mas recuperou-se, embora com sequelas.

Salim nasceu em Kfarsouroun, no Líbano, em janeiro de 1924 e veio para o Brasil com três anos. Seus pais se instalaram em Biguaçu, na Grande Florianópolis, onde o filho cresceu – e onde ambientou uma boa parte de sua obra literária. O primeiro livro, “Velhice e outros contos”, foi publicado em 1951. Ao lado de Eglê Malheiros, professora, ensaísta e escritora, e de outros intelectuais da Ilha de Santa Catarina, criou o Grupo Sul, que revolucionou o meio cultural local com ideias que os modernistas já haviam disseminado nos anos de 1920 no centro do país. O escritor tinha mais de 30 obras publicadas.

No dia 28 de abril, o escritor foi relembrado em discurso do acadêmico Cícero Sandroni, na Academia Brasileira de Letras. Amigo de Salim Miguel, Sandroni contou um pouco da trajetória do autor de “Nur na Escuridão” e foi aplaudido no plenário da ABL.

Fonte: Notícias do Dia

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas