0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Experiência, renovação, responsabilidade e compromisso com as lutas dos jornalistas

ILUSTRA CHAPA 1 SJSCA chapa Sou Jornalista, sou FENAJ! é formada por profissionais que têm uma característica em comum: além de se dedicarem ao Jornalismo, dedicam-se também à defesa dos jornalistas e da profissão.

Essa característica é muito relevante porque os jornalistas brasileiros construíram seu movimento sindical conscientes do seu compromisso com a sociedade brasileira, sempre preocupados em garantir sua autonomia em relação a patrões, partidos políticos, governos ou qualquer outra organização social.

Por isso, nós que integramos a chapa Sou Jornalista, sou FENAJ! – e os candidatos que indicamos à Comissão Nacional de Ética – escolhemos o movimento sindical como local de militância e participamos ativamente da vida sindical dos jornalistas. A maioria de nós é dirigente sindical do Sindicato de Jornalistas de cada Estado ou da própria Federação e está na linha de frente das lutas da categoria.

Sem glamorizar as nossas conquistas, sem deixar de reconhecer os limites das nossas ações, sem fantasiar o futuro e sem nos amedrontarmos com a dimensão dos desafios que temos pela frente, assumimos o compromisso de continuar lutando, porque, para nós, a condição de sujeitos da história é irrenunciável. E é por isso que a chapa Sou Jornalistas, sou FENAJ! conta com o apoio da grande maioria dos Sindicatos dos Jornalistas brasileiros.

Com ousadia e perseverança, a FENAJ – que não incorporou o discurso que a atividade está em crise e prossegue na defesa do Jornalismo como necessidade social – vem combatendo os ataques ao Jornalismo, especialmente os que vêm pela direita, que procura provocar uma confusão, proposital, entre Jornalismo e plataformas tecnológicas e uma nítida tentativa de desqualificação da profissão, ou seja, a negação do Jornalismo.

E cabe aos jornalistas e a suas entidades sindicais a defesa dessa atividade, que surgiu de demandas sociais que não desapareceram e, por isso, permanecem atuais e necessárias. Mais do que nunca, pelos ataques constantes e pelas incompreensões ingênuas ou maldosas, o momento é de defesa do Jornalismo e da profissão de jornalista como essencial à sua boa prática. A desregulamentação, que muitas vezes aparece travestida de ideais libertários e libertadores, é uma prática neoliberal que precisa ser denunciada e combatida. É este o nosso compromisso.

Sempre na luta

Contando com os melhores quadros, com experiência e responsabilidade com as lutas da categoria, a chapa Sou Jornalista, sou FENAJ!, presidida por Celso Schröder, tem três candidatos de Santa Catarina:

Valci Zuculoto, candidata à Executiva da FENAJ, formada pela UFRGS, é professora do curso de Jornalismo da UFSC e doutora em comunicação (PUC-RS). Atual 2ª tesoureira da FENAJ, é vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de SC. É conselheira do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, coordena a Rádio Ponto UFSC, a categoria jornalismo do Expocom/Intercom, e o GT Mídia Sonora da Rede Alcar. Autora de diversas obras sobre rádio e jornalismo, já trabalhou na Zero Hora, Rádio Gaúcha, Isto É, O Globo e foi diretora da FM Cultura de Porto Alegre.

Valmor Fritsche, candidato a vice-presidente Regional Sul, é presidente do Sindicato dos Jornalistas de SC. Formado em Jornalismo pela UFSC, trabalhou no Diário Catarinense, no Jornal de Santa Catarina, em A Notícia e no extinto jornal O Estado. Além de assessor de imprensa, foi professor de Jornalismo da UFSC e da Estácio de Sá.

Sérgio Murillo de Andrade é repórter e editor da Agência Quorum e é assessor de vereador do PSOL em Florianópolis. Formado pela UFSC, foi presidente, por dois mandatos, da FENAJ e do Sindicato dos Jornalistas de SC, entidades das quais é diretor. Trabalhou no Diário Catarinense, Gazeta Mercantil e Diário do Sul. Foi assessor de imprensa no serviço público e empresarial e professor de jornalismo no IELUSC.

Chapa 1 – “Sou Jornalista, sou FENAJ!”

Executiva
Presidente: Celso Schröder (RS)
Primeira Vice-Presidente: Maria José Braga (GO)
Segunda Vice-Presidente: Valdice G. da Silva (AL)
Secretário Geral: Guto Camargo (SP)
Primeira Secretária: Valci Zuculoto (SC)
Primeira Tesoureira: Suzana Tatagiba (ES)
Segunda Tesoureira: Samira de Castro (CE)
Primeiro Suplente: Wilson Reis (AM)
Segundo Suplente: Bruno Cruz (RJ)

Vices Presidências Regionais
Vice Centro-oeste: Wanderlei Pozzembon (DF)
Vice Sul: Valmor Fritsche (SC)
Vice Sudeste: Aloísio Moraes (MG)
Vice Nordeste 1: Rafael Freire (PB)
Vice Nordeste 2: Osnaldo Moraes (PE)
Vice Norte 1: José Gilvan da Costa (RR)
Vice Norte 2: Junior Veras (TO)

Departamentos

Educação e Aperfeiçoamento Profissional: Carmen Pereira (RJ), Rafael Mesquita (CE), Rogério Wagner (MG)

Relações Institucionais: José Carlos Torves (RS), Márcia Quintanilha (SP), Luiz Spada (GO)

Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral: Déborah Lima (CE), Edvaldo de Almeida (SP), Bruno Couto (MG)

Cultura e Eventos: Marjorie Moura (BA), Maigue Gueths (PR), Graça Prado (PE)

Mobilização em Assessoria de Imprensa: Luis Carlos Luciano (Dourados), Douglas Dantas (ES), Jane Vasconcelos (AC)

Relações Internacionais: Suzana Blass (RJ), José Nunes (RS), Paulo Zocchi (SP)

Mobilização dos Jornalistas em Produção de Imagem: Land Seixas (PB), Robinson Estrasulas (RS), Lailson Cavalcanti (PE)

Saúde e Previdência: Priscilla Amaral (PA), Regina Oliveira (BA), Luiz Carlos Oliveira (PI)

Conselho Fiscal: Volney Oliveira (AP), Flávio Peixoto (AL), Lúcia Figueiredo (PB).

Comissão Nacional de Ética: Beth Costa (RJ), Sérgio Murillo de Andrade (SC), Romário Schettino (DF), Mário Messagi Jr (PR).

Nós apoiamos, também, Ângela Marinho (CE) para a Comissão Nacional de Ética.

Concepções e propostas

Apresentaremos, no próximo boletim do SJSC sobre as eleições da FENAJ, nossas concepções e propostas para a nova gestão da Federação.

Para mais informações da CHAPA 1 clique AQUI

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas