Com o painel Conjuntura econômica e negociações coletivas terminou por volta das 12h30min deste sábado a primeira manhã de debates do Seminário Regional Sul de Campanha Salarial e Negociação Coletiva, evento que conta com a participação de dirigentes e representantes da FENAJ e dos sindicatos dos jornalistas da regiao Sul. Afrânio Boppré (foto), economista e professor do Cesusc, José Álvaro Cardoso, Supervisor do Dieese/SC, foram os painelistas convidados. Entre os temas abordados, a crise global, a realidade brasileira, o quadro das negociações em 2011 e perspectivas econômicas.
O seminário, realizado em Florianópolis, prossegue à tarde e termina neste domingo, dia 4. O objetivo do evento é debater e construir uma atuação conjunta das entidades em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
Confira o restante da programação
Data: 3 e 4 de março de 2012
Local: Escola Sul da CUT/Hotel Canto da Ilha – Ponta das Canas – Florianópolis – SC
Sábado (03 de março)
14h às 15h – O quadro das negociações salariais dos jornalistas brasileiros (os principais problemas e as conquistas de 2011) – José Carlos Torves, Diretor da FENAJ, e Antônio Carlos Porto Junior, assessor jurídico do Sindicato dos Jornalistas do RS. Mediação de Sérgio Murillo de Andrade, diretor da FENAJ e do SJSC.
15h às 17h – A realidade local (o quadro das negociações, a situação das principais empresas, a mobilização dos jornalistas de redação e assessoria) – José Nunes (RS), Márcio Rodrigues (PR), Ayoub Hanna Ayoub (LD) e Valmor Fritsche (SC). Mediação de Leonel Camasão, secretário geral do SJSC.
17h – Café
17h30min às 19h30min – Pauta de lutas e estratégias de negociação nas redações e assessorias. Debate aberto a todos os participantes, com mediação do Vice Presidente Sul FENAJ, José Nunes, e secretaria/relatoria dos diretores do SJSC Leonel Camasão e Vera Gasparetto.
20h – Jantar e confraternização
Domingo (4 de março)
9h30 às 10h30min – O papel da comunicação nas campanhas salariais (análise das práticas e veículos de comunicação sindicais, linguagem, a possibilidade das novas mídias e redes sociais) – Celso Vicenzi, jornalista do Sintrafesc, e Gastão Cassel, jornalista da agência Quorum. Mediação de Alexandre Gonçalves, diretor suplente executiva SJSC.
10h30min às 12h30min – Estratégias de comunicação, organização, mobilização e negociação salarial conjunta – Debate aberto a todos os participantes com a mediação do Vice-Presidente Sul FENAJ, José Nunes, e secretaria/relatoria dos diretores do SJSC Leonel Camasão e Vera Gasparetto.
12h30min a 13h – Mesa final, encaminhamentos e encerramento – Presidentes dos quatro Sindicatos e da FENAJ.